terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Melhor

Nós, seres humanos, sempre definimos uma série de metas, alvos, desejos, entre outras coisas, com o objetivo claro de conquistar tudo que for elencado. Se conseguimos, há uma comemoração sem fim, uma alegria compartilhada para todos e com todos. Quando ao contrário, a frustração vem destroçando o corpo todo, como se fossemos incapazes de conseguir qualquer coisa no mundo. É aí que pecamos. No excesso de dramaticidade, nos exageros dessas lamúrias taxativas que nos derrubam.

Contentar-se com algo além (ou a quem) do que foi planejado é uma árdua tarefa. Não gostamos de nos mostrar "gratos" por algo que não estava diretamente ligado à nossa proposta inicial. Por hábito, reclamos sem cessar, tentando diminuir o constrangimento em admitir que o plano original era falho, continha rupturas, lacunas de informações que, por vezes, ignoramos e até fingimos não ter conhecimento sobre. 


Mas e o depois? Como saber se o "depois" desse plano -- que não deu "certo" -- será ou não melhor do que a ideia preliminar? Só uma forma de descobrir isso: nos permitindo mais. Deixando de lado as amarras que nos fazem tão apegados aos nossos próprios desejos e encarando de frente (e com coragem) as novidades que estão por vir. Essa é a única forma de fazer 'dar certo'. Resguardar-se seria o mesmo que impedir um desfecho positivista, seria a imposição precoce de que tudo está diretamente fadado ao fracasso... e quem muito "busca" o fracasso, cedo ou tarde poderá vir a encontrá-lo. 

Portanto, diante da mudança de planos, nada mais nos resta do que tentar, simplesmente tentar. Averiguar, descobrir, permitir a nós e ao mundo essa nova possibilidade que está sendo construída -- às vezes, às cegas. A melhor escolha é mergulhar no novo, é permitir que ambos se descubram: nós e as múltiplas possibilidades. É esse o papel que nos cabe, o de protagonista da história e condutor das ações que virão a seguir. Se o final será o melhor de todos? A resposta nunca chegará se ninguém permitir.

Hoje... eu me permito mais =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plurifique =]