segunda-feira, 21 de abril de 2014

Acerte as contas com o passado

Após alguns anos eu tive a minha chance. A chance de acertar as contas com o passado.
E posso dizer uma coisa? Foi ótimo =]

Não há experiência igual, uma sensação de leveza no espírito, uma página virada, uma missão que chega ao fim. Digo missão, porque ainda que as mágoas pertençam ao passado, sempre nos colocamos a obrigação de resolvê-las, mesmo que esse desafio seja feito apenas mentalmente, registrado em nossas memórias. Sempre há a necessidade de chegar ao fim, de aparar as arestas, de vomitar os rancores, de falar as tais "verdades na cara" que não foram faladas.

Quatro anos depois, eu tive a minha chance. Quatro anos reclamando, lamentando, julgando, tentando compreender tudo sozinho, até que um dia eu percebi que isso já não cabia só a mim. Essa conversa -- uma dívida de tanto tempo -- precisava acontecer. Uma das minhas "regras" por exemplo, é que eu não iria atrás de ninguém. O certo seria me procurarem já que eu era a pessoa que teve que lidar com o fim sem uma explicação qualquer, sem saber quais os motivos, sem entender. Sofrer sozinho e sem respostas pras perguntas que a cabeça e o coração fazem é uma bosta. Me pediram desculpas anos mais tarde, no auge das dores. Obviamente não respondi. Qualquer contato poderia levar tudo a perder e me retornar àquele estágio de lágrimas que eu não podia reviver. Não correria esse risco novamente, não como já havia corrido 3 ou 4 vezes nesse longo período. Dessa vez a armadilha não teria efeito. Os escudos estavam a postos, prontos para me proteger do que eu nem sabia bem o que era.

Mas os anos passaram, o amor aconteceu novamente, algo novo. As mágoas adormeceram, até o dia que entendi que elas não precisavam ficar mais ali.  Resolvi parar de esperar pelo tempo, cabia a mim resolver minha própria vida. E como dizer "Eu te amo" para outra pessoa, sabendo que ela te faz tão feliz, se existe aquele poço de lembranças ruins que te atormentam tanto? Não faz sentido. Ao menos pra mim, não fez.


Mudei as regras, perdoei, enviei a resposta da desculpa que a meses aguardava um retorno. Aliviei o coração, tirei esse peso das minhas costas. Fui além, fui atrás -- coisa que durante anos disse que não faria --, tive aquele encontro tão importante. Sentei de frente, falei tudo que esses anos segredaram. Ouvi também. Me desculpei quando necessário. Lavei a alma. Pensei que não aguentaria, que iria chorar no primeiro olhar. Tive frio na barriga, até tremi nos primeiros minutos. Fiquei gelado. Nervoso. Mas logo passou. A conversa durou algumas horas -- e eu achando que precisaria ao menos de um dia inteiro. Não, o tempo foi mais que suficiente. Chegou ao fim. Aquelas poucas horas bastaram. 

Finalmente teve um fim pra mim ^.^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plurifique =]