... um passado não tão distante assim...
Alguém sabe o que de fato significa a palavra "nostalgia"? Muitas vezes ela é relacionada à saudade extrema, ao momento em que paramos para analisar todas as causas desse sentimento, todos os porque's. Vamos ver do ponto de vista da lingua portuguesa:
1. Tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal.
2. Estado melancólico causado pela falta de algo.
Erroneamente utilizamos o status nostálgico para nos referirmos aos momentos que despertam uma saudade positiva, aquela que relembra momentos felizes, que sentimos falta. Porém, gramaticalmente falando, não é bem esse o conceito exato. Enfim... acho que ninguém aqui está interessado em uma aula de Português com seus conceitos e variantes rs. É que antes de escrever o que eu kero, eu precisava deixar claro o porque de usar o conceito 'nostálgico' para traduzir o que estou sentindo ^^
Posso falar de saudade sem que seja necessário relaciona-la a tristeza... posso falar de sentimentos sem que seja necessário recapitular as tantas dores de cotovelo rs.... posso falar de nostalgia, sem que ela seja interpretada por um ponto de vista negativo.
Ontem senti um alto grau de nostalgia ao reencontrar um amigo virtual depois de 4/5 anos. Foi uma experiência unica relembrar coisas de um passado que nem está tão distante assim. A anos atrás, as comunidades do orkut eram a "sensação do momento", lembram? (olha como o tempo passa rápido e nós nos sentimos velhos rs). Em uma dessas comunidades, a do Disk MTV, foi criado um grupo de amigos que conversavam em Chat pelo msn. Eu confesso que entrei de gaiato nesse grupo... fui motivado pelo ciúme, já que meu namorado na época frequentava a comunidade e o chat, e eu queria "acompanhar" (pra não dizer vigiar, controlar rs) pra ver com quem e sobre o que ele tanto conversava (Marcus padeceu comigo xP rsrs).
O bacana dos chats é que a cada dia um novo integrante era adicionado na conversa e, com isso, em uma semana era possível conhecer ao menos umas 10 pessoas diferentes... ae caberia ao interesse e afinidade de cada um em manter contato ou não.
Mas os nossos encontros online só eram assíduos durante as férias de verão, quando todos tinham tempo de sobra para papear. Com o fim das férias e o retorno às atividades cotidianas, permaneceram em contato apenas as amizades em potencial. Nesses encontros e desencontros, muitas pessoas surgiram e muitas outras desapareceram na mesma velocidade, sem deixar rastros. Incrível como as coisas mudam ^^
Nos últimos dias acabei encontrando, ou melhor, fui encontrado por um antigo companheiro de chats, o Lucas ^^. Nos "esbarramos" em uma das milhares de novas redes sociais, o filmow. Foi um encontro do acaso que nos despertou a tenra curiosidade de saber o que mudou de la pra ca. Trocamos msn novamente e nos deliciamos ontem conversando sobre os caminhos que muitos conhecidos da época de chat optaram. Eu tinha o meu baú de "novidades" e ele tinha o dele, e até o momento, ainda não esvaziamos esses pacotes de novidades envelhecidas õ/.
Cara, a sensação de nostalgia que essa nossa conversa causou foi incrivelmente instantânea. Como pode acontecer tanta coisa em tão pouco tempo? Levamos um tempão para nos tornarmos adultos e um outro tempão para envelhecer... e, de repente, parece que já vivemos uma vida inteira quando, na verdade, estamos relembrando apenas um pequeno período. Eu não sei explicar ao certo que sentimento foi esse... mas posso afirmar com certeza, que foi muito bom poder compartilhar dessa nostalgia outra vez... por alguns momentos eu voltei a ser o cara que estava começando a percorrer um novo caminho e que não sabia ao certo onde iria chegar ^^
Hoje estou aqui... desfrutando dessa nostalgia encapsulada, desejando novas doses dessa saudade guardada e revivendo um tempo que não volta mais. Tanta coisa, tão pouco tempo... e ainda tem pessoas que julgam experiências pela idade registrada em RG.
Podemos ser feliz com tão pouco...
mas só descobrimos isso depois que o tempo passa... e fica só a saudade ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Plurifique =]